sexta-feira, 24 de maio de 2013

Peniel "Face a Face com Deus"

Gênesis 32: 30 - Peniel "Face a Face com Deus"

Jacó foi Patriarca filho de Isaque com Rebeca, neto de Abraão e irmão gêmeo de Esaú.
Esaú e Jacó eram muito diferentes um do outro. Esaú era caçador e gostava de estar no campo, enquanto Jacó era tranquilo e gostava mais de estar em casa.
Segundo a cultura hebraica, o filho mais velho tem o direito da primogenitura, de receber bênção maior que o irmão mais novo, e esta benção incluíam as melhores terras os melhores gados e a posição de patriarca da família e ainda as bênçãos espirituais.



Jacó, apesar de ser o mais novo, queria esse direito. Um dia, Jacó fez um guisado muito apetitoso e quando Esaú chegou do campo, cansado e faminto, pediu-lhe um pouco daquela comida. Jacó aproveitou a oportunidade e disse-lhe que daria a comida se ele vendesse o direito da sua primogenitura. A fome falou mais alto e Esaú aceitou o negócio. Assim, Esaú desprezou o seu direito de primogenitura e com ela desprezou também a bênção do Senhor.
Quando Isaque estava bastante velho, já não enxergava mais, chamou Esaú, seu filho mais velho e pediu-lhe que apanhasse uma caça e lhe fizesse uma comida bem saborosa, pois queria abençoá-lo antes de morrer. Rebeca ouviu a conversa, chamou Jacó, mandou que ele pegasse dois cabritos e fez uma comida muito gostosa. Depois vestiu o filho com a melhor roupa de Esaú, colocou sobre suas mãos e pescoço a pele do cabrito, para que ficasse com cheiro de caça e mais parecido com Esaú, já que era mais cabeludo que Jacó, depois lhe disse para levar a comida e o pão a Isaque, fingindo ser seu irmão, a fim de receber a bênção. Jacó foi e como seu pai já estava muito debilitado e cego, não percebeu o engano e abençoou José com a bênção de Esaú. Quando Esaú chegou e descobriu o engano do irmão, odiou a Jacó e prometeu matá-lo (Gn 27). 
Por causa disso, Jacó teve que ir embora de sua casa.
Rebeca para salva-lo enviou-o para casa do Labão (seu irmão) onde viveu por vários anos e onde se casou com as duas filhas do seu tio. Jacó  gerou doze filhos que se tornaram os patriarcas das doze tribos de Israel e os ancestrais dos principais personagens da Bíblias.
Durante tempos acreditava-se que Jacó fosse os piores dos homens, acreditava-se que seu nome significava o Seguinte:
Jacó: Suplantador que, quer dizer- Pôr sob os pés, calçar, pisar, levar vantagem, vencer, humilhar; Isso segundo o (dicionário da Língua Portuguesa, Dermival Ribeiro Rios).
Mas segundo o original da palavra:
O nome Jacó ou Jacob deriva do latim Iacobus, que por sua vez é uma latinização do nome hebreu Ya'akov (יעקב), que significa literalmente "aquele que segura pelo calcanhar". Ou seja aquele que não deixa as oportunidades passar ( http://pt.wikipedia.org/wiki/Jac%C3%B3_(nome) ).
De fato, sabe-se que Jacó teria nascido segurando o calcanhar de seu irmão gêmeo Esaú.

Rebeca e Jacó ( mãe e filho) tentam realizar os propósitos do concerto divino, mediante astucias e engano. Tinham perdido o propósito fundamental de Deus de suscitar um povo piedoso e justo que andasse com Deus em fé e obediência.
Se Jacó tivesse confiado em Deus e entregue seus caminhos, teria obtido a benção no tempo certo e determinado por Deu. Mentiu obteve o que queria, embora lhe custasse muito caro, teve que fugir para escapar com vida.
Viveu longos anos exilado, passou por lutas e mais lutas até que segundo a ordem do Senhor toma uma atitude de voltar para sua terra “Canaã”.
Peniel foi o nome dado por Jacó a um lugar entre Jaboque e Sucóte, onde Jacó fica a sós com Deus e tem seu nome e sua vida mudado pelo próprio Deus.

Tudo isso se deu na vida de Jacó pelo simples fato dele, querer dar uma ajudinha aos propósitos do Senhor.
Jacó precisava definir sua vida, confessar verdadeiramente o Deus de seu pai e viver em obediência a Ele, ama-lo ou abandona-lo.

Peniel: Lugar de duelo, decisão, momento de ser ou não ser;
Peniel: Lugar de confessar as fraquezas, falhas, derrotas e pecados;
Peniel: Lugar de ficar a sós com Deus, de refazer as alianças, de renovar pactos, renovar a comunhão, lugar de restaurar sonhos projetos e intimidades com Deus;
Peniel: Lugar de falar a verdade e de ouvir Deus falar, lugar de ser confrontado por Ele, lugar de ouvir as verdades também, lugar de desapegar-se de tudo que não louva a Deus.
Você esta aqui para isso. Este lugar é Peniel!
Será um lugar de luta de choro, um lugar de dor. Mas também de transformação!
Um lugar de intimidade com Deus;
Lugar de sair da luta, do confronto transformado, uma nova pessoa;
Lugar de sentir Deus face a face!
Peniel é lugar de lutar e sair vitorioso;
Peniel é lugar de príncipes e princesas do Senhor;
Peniel é necessário na vida de todo cristão.
Se você que deseja viver uma vida transformadora com Cristo e ainda não se encontrou face a face com Deus em Peniel, saiba que esse dia chegará para você também.


Fátima Gonçalves

5 comentários:

  1. 27:35 Deus realiza o seu propósito soberano de confirmar Jacó como a linha escolhida da descendênciade Abraão (12:7; 25:23), apesar da intenção de Isaque para abençoar Esaú e, apesar do pecado no engano
    de Jacó.

    ResponderExcluir
  2. Graça e Paz!

    Louvado seja o nome do SENHOR que me fez encontrar esse blog bem no momento angustiado, de dores e lágrimas por me encontrar em PENIEL, onde não podemos esconder nada de DEUS, é desabafar, clamar, chorar, ter a certeza das bênçãos mesmo em pranto, é permanecer em PENIEL até que DEUS, em sua infinita misericórdia nos responda, e já quase desfalecida, permitir que nas bênçãos a força dEle seja nosso novo nome, nossa nova visão, nosso novo Caminhar, com Ele.

    Deus seja com voce Fátima. Agradeço pelo blog, muito me serviu, e serve nesse momento onde minha saúde clama, clama, clama... <3

    ResponderExcluir