segunda-feira, 15 de abril de 2013

Neemias: 2.17,18 Quando a Crise mostra a sua Face






Quando a crise mostra a sua face
(Neemias: 2.17,18)

Juízes 2.10 – “E foi também congregada toda aquela geração a seus pais, e outra geração após ela se levantou, que não conhecia ao SENHOR, nem tampouco a obra que ele fizera a Israel”.

Esta passagem do livro de Juízes relata o tempo no qual a nação de Israel já havia entrado na Terra Prometida sob a liderança de Josué, havia expulsado de lá os Cananeus, havia tomado as fortalezas de Jericó e Ai e estava estabelecida na terra. Josué já havia renovado a aliança com o povo (Js. 24. 1-28).
Após todas essas conquistas, Josué vem a falecer (Js. 24. 29). Pouco depois, se levantou outra geração, que está descrita no versículo 10 (Jz. 2.10). Era uma geração diferente da geração de Josué. A Bíblia relata que “se levantou uma geração que não conhecia ao Senhor, nem tampouco a obra que ele fizera a Israel”.

Por causa de deliberada desobediência ao Senhor o Reino Norte “Israel”, composto por dez tribos, foi destruído pela Assíria que para humilhar ainda mais o povo de Deus levou-os cativos. Isso aconteceu por de 722 A.C, em 586 A.C foi a vez do Reino Sul “Judá”, composta por outras duas tribos de Israel.
Veio Nabucodonosor contra Jerusalém e deitou por terra o Santo Templo e derrubou os muros da cidade Santa. Em seguida levou os filhos de Judá cativos à Babilônia, onde levou também os jovens mais inteligentes entre eles, Daniel e seus amigos Hananias, Misael, Azarias e Ezequiel onde permaneceram 70 anos.
Nessa ocasião durante uma batalha Carquemis Nabucodonosor Rei da Babilônia derrotou Faraó Neco II, Rei do Egito. O Egito foi derrotado pela Babilônia, ou seja, os dois inimigos de Israel se enfrentam e o povo de Deus não precisou lutar.
Dai vem a expressão do Deus Todo Poderoso em 2 Reis 18:21 : Eis que agora tu confias naquele bordão de cana quebrada, no Egito, no qual, se alguém se encostar, entrar-lhe-á pela mão e a furará; assim é Faraó, rei do Egito, para com todos os que nele confiam”.

Deus sempre dá escape ao seu povo, só percebe os remanescentes fieis.
Deus permite que um grupo de judeus retorne à Jerusalém para reconstruir os muros da cidade e reerguer o Santo templo. Essa permissão se deu por intermédio de Ciro que foi para o povo de Deus um rei gentil. Isso mostra que Deus usa quem quer e como quer, para realizar seus propósitos.
Zorobabel foi quem liderou a primeira leva dos judeus, e começou a reconstrução pelo altar: Porque se este se achasse em ruina nada prosperava no meio do povo.
Inimigos tentam embargar a obra, mas, com a subida de Dário ao trono a
obra foi concluída.
Mas catorze anos depois Jerusalém ainda encontrava-se em ruinas, abandono, miséria, vergonha. E é ai que entra Neemias com sua coragem, confiança e determinação.
Neemias nessa época servia o rei Artaxerxes como copeiro em Susã que considerava a fortaleza, quando recebeu a visita de um dos seus irmãos, e na ocasião pergunta-lhe de Judá e dos judeus, mas a reposta não foi agradável.
A Bíblia diz que, Neemias se entristece muito com a situação que o seu povo esta vivendo: “E sucedendo que, ouvindo eu estas palavras, assentei-me e chorei, e lamentei por alguns dias; e estive jejuando e orando perante o deus dos céus”.

Neemias ora ao sem Senhor e intercede pelo seu povo, coloca-se a disposição do Deus Todo Poderoso para fazer algo em relação à causa do Senhor.
Vivemos em momentos onde a crise esta todos os dias a mostrar a sua face, querendo nos amedrontar e tudo o que a maioria esta fazendo e transferir a culpa uns para os outros dizendo; (A culpa é das leis governamentais). Mas tudo o que o Senhor quer é que os Neemias de Deus se levantem, em oração e consagração. Dizendo: “Senhor faço confissão pelo pecado dos filhos de Israel, que pecamos contra ti: também eu e a casa do meu pai pecamos”.
Neemias traz a responsabilidade da situação para si também.
O Rei Artaxerxes permite que ele vá ate a sua terra e reconstrua os muros da cidade. Ele vai Deus dá estratégia  para ele na reconstrução, no meio da obra inimigos do povo de Deus tentam embargar a obra, querendo distrair Neemias mas, ele manda-lhe um recado: “ Não posso descer, estou fazendo uma grande obra de modo que não poderei descer, porque certamente cessaria a obra se eu fosse ter convosco”.

Precisamos olhar para a obra, e não nos entreter no meio do caminho com recados que o inimigo nos manda.
Templo sem muros: é igreja sem proteção, os muros podem significar a oração;
Igreja sem oração é, igreja sem proteção.
Porta queimada é: venham como estas e permaneçam como quiserem;
Porta queimada é a nossa fé para mudar o absurdo, é a nossa vida transformada pelo poder da palavra de Deus.
Ainda que o Senhor Deus esteja no controle de tudo. Quando a crise mostra a sua face Ele sempre irá contar com seus remanescentes fiéis, que não se rendem, nem se entregam, mas, vão para a luta e se precisar reconstrói tudo de novo só para o nome do Senhor ser Glorificado.
Seja você um deles.

Graça e Paz!
Amém!

Fátima Gonçalves

Nenhum comentário:

Postar um comentário