terça-feira, 12 de março de 2013

Palmeira: O Justo florescerá como a Palmeira

 

                                                               Palmeira
   Salmos. 92:12 -

O justo florescerá como palmeira; crescerá como cedro do Líbano. (Sl 92.12).

Introdução:

Há, cerca de mil espécies de palmeiras, mas a das Escrituras Bíblicas é a tamareira, cujo é a tâmara. Ela atinge cerca de 30 a metros de altura produz frutos durante 150 a 200 anos. Tem porte real.
 Essa árvore é uma das mais úteis que se pode imaginar e cada uma de suas partes pode ser usada pelo homem:

A Fruta: é uma iguaria do oriente, particularmente porque pode ser conservada durante longos períodos;



A espata: que cobre as folhas obtém um xarope que é chamado de “mel” e é ele e não ao mel da abelha que a bíblia se refere em (Gn. 43:11,  1Sm.14:25, Sl.19:10 ). Quando fermentado ele transforma-se no “vinho da palmeira”, que é chamado pelos Árabes de Arak. Os Árabes dizem que ela tem o número tão grandes de usos como o número de dias do ano. Outros produtos são açúcar, azeite, resina e tintas;

As folhas: são usadas de inúmeras maneiras para fazer telhados, cercas, cestas, etc;

As sementes: são usadas para fazer colares, e quando triturados é utilizada como forragem para gado;

O tronco: é usado nas construções de casas;

Plantio: suas sementes ou mudinhas são plantadas em fileiras uma atrás da outra e uma do lado da outra; Quando exército de Israel estava em batalha, seus soldados usavam as palmeiras como refugio para se esconder de seus inimigos;

Sua poda: é feita com muito cuidado para que não machuque ou corte as folhinhas novas que estão nascendo entre as outras;

Não se pode arrancar uma palmeira facilmente: A palmeira é uma das árvores mais difícil de arrancar da terra, pois possui uma das raízes mais forte. Enquanto outra arvore morrem com muito mais facilidade, a palmeira é forte e muito difícil de ser destruída por vento e tempestade ela tem habilidade de suportar tremendas tempestades e tem uma raiz que vai bem profundo na terra em árvore normal a raiz fica apenas alguns metros abaixo já a palmeira sua raiz chega a penetrar 3 a 4 km em baixo da terra, sua raiz penetra na terra até encontrar água. Tem ainda a capacidade de florescer em meio ao deserto por causa de suas raízes. O que a bíblia está nos dizendo é que nós temos que deixar nossas raízes firmadas e seguirem profundamente.
 “O maior problema de muita gente é não estar firmado no Senhor Jesus”.
Deus quer que estejamos firmes, plantados como a palmeira. Em nossos relacionamentos com Ele, mesmo em tempos de tempestades confiando e crendo que estamos enxertados no Cristo Vivo. (Rm. 11...).

Você pode cortar uma palmeira, mas não pode matar uma palmeira: A maioria das árvores tem uma capa protetora chamada casca, se você quiser matá-la basta tirar a casca de fora da árvore; mas não é assim com a palmeira. Você pode cortar a casca de fora, porém ela não morre. Por quê? Porque ela não pega os nutrientes de fora como as outras árvores , a palmeira adquire os nutrientes que  a mantêm com vida de dentro dela, a força e a vida de uma palmeira não vem de fora mais sim de dentro. Você pode cortar a palmeira por fora, porém Ela não irá morrer. Ao cheiro das águas ela brotará. É assim o justo, muitas vezes é ferido, atingido, mas morto pelas mãos do inimigo, jamais!

Você pode fazer com que uma palmeira se curve, mas não pode se quebrar uma palmeira; Se vocês já tiveram a oportunidade de ver um vento forte soprando numa palmeira, você sabe que ela se curva muitas vezes até tocar a terra, mas não se quebra, e quando o vento passa, ela volta a sua posição normal e se torna mais forte do que antes. Um vento de 50 km por hora pode quebrar e arrancar uma árvore do chão, porém a palmeira sobrevive a ventos de 150 km p/hora.

Você foi concebido, você foi formado para sobreviver à tempestades...

O justo é como uma palmeira, quando a tempestade vem sobre ele, ela pode curvá-lo, mais não autorização nem poder para quebrar sua vida! Nada pode te quebrar!!!

Você não foi concebido, você não foi formado para sobreviver ao frio; A palmeira somente floresce em ambientes quentes, em climas quentes. O justo é como a palmeira, Deus não te fez para sobreviver a temperaturas frias. Se você está esfriando no seu relacionamento com Deus, você está morrendo. Você pode ter uma palmeira na Jamaica, Havaí, Bahamas, Litoral... Mas você nunca terá uma palmeira no Alaska, porque o meio ambiente não é propício...
Se você está frio espiritualmente falando, você está morrendo espiritualmente. O pastor não é responsável por te manter quente. O líder do seu ministério não é responsável por manter sua temperatura espiritual quente nem a dirigente do circulo de oração, a responsabilidade é sua você tem de cultivar um meio ambiente propício a te manter quente e no fogo do Espírito Santo.   


Graça e Paz!
Amém!

Fátima Gonçalves 
Ano 2013


               

3 comentários:

  1. Essa é maravilhosa também, muito boa mesmo obriaga por edificar nossas vidas com essas mensagens do céu...Abraços mãe.

    ResponderExcluir
  2. palavra maravilhosa Deus continue te usando.

    ResponderExcluir