terça-feira, 12 de março de 2013

José: Mente Larga, Pele Grossa e Coração Mole ( Gen: 50.19 )





 Mente Larga Pele Grossa e Coração Mole

 Gênesis: 50.19
José foi o filho mais moço que Jacó teve na sua velhice. Seu pai o amava tanto que deu-lhe de presente uma túnica diferenciada das, dos seus irmãos, despertando assim a inveja desenfreada no coração dos seus irmãos. Até que resolveram vende-lo como escravo para o Egito.
Tinha aproximadamente dezessete anos quando começou a ter revelações Divinas através de sonhos, Deus começa a mostrar seu futuro seu ministério.
José acreditou no seu sonho, mas até que ele se realizasse, teve que se mostrar fiel, determinado para com seu objetivo, sua promessa, seu sonho. Pois ele estava preste a passar pelos piores dias da sua existente até aquele presente momento, humanamente falando.
José precisou ter:

Mente larga: Para acreditar no seu sonho além da perspectiva humana, além daquilo que ouvia dos seus irmãos, olhar á frente mesmo não vendo nada acontecer, ter esperança mesmo dentro da cisterna, pois a esperança dava vida aos seus sonhos. Creio que por diversas vezes José se sentiu sozinho, cansado de clama, pois ele era apenas um menino quando foi arrancado do convívio do seu pai, passou treze anos como escravo e pelo menos três desses anos, foram no cárcere. Esperando o mover do Senhor.
Quantas vezes o pecado bateu a porta do coração de José, quantas propostas ele teve da mulher de Potifar, convidando-o para esquecer-se da promessa, do sonho que o Senhor sonhará para ele. Ela o assediava e Ele fugia, fugia para chorar, mas, seu choro não era vão, porque o choro do cristão é pra Deus. Quem sabe ele chorando dizia: Senhor guarda minha mente. Dai-me uma mente larga para que eu possa ver suas promessas Senhor! Porque aqui estou no Egito não tenho nada além de ti, nada das tuas promessas, nada além dos seus sonhos. Vou confiar em ti, acreditar que o senhor virá ao meu favor. Pois eu creio que maior é o que prometeu.
José tinha mente larga, ele via longe, além dessas circunstâncias que o cercavam. Ele estava preso no cárcere, mas sua mente, seu coração estavam livres, livres para crer esperar no Senhor.

Pele Grossa: Porque não se entregou as adversidades e circunstancias que lhe sobreveio;
Circunstancias que envolviam José:          
Invejado e vendidos pelos seus irmãos, afastado de seu pai;
Escravo na casa de Potifar, Assediado e caluniado pela mulher de seu chefe (Patifar);
Foi preso inocentemente;
Após ter interpretado os sonhos de dois do funcionário do rei, foi esquecido por ele, seu colegas de sela;
 Pele grossa porque dizia: Pode bater que eu aguento;
José não era hipersensível, como alguns crentes que ha nos dias de hoje, "pelezinha de ferida”; que a qualquer esbarrão que sofre já abre a boca querendo desistir de tudo abre a mão dos sonhos, dos propósitos, das promessas do Senhor.
Pode bater que eu aguento porque as promessas do Senhor são bem maiores que a sua inveja Judá, são maiores que os seus ciúmes Simeão, maiores que a sua falta de  amor Benjamim. Pode bater que eu aguento porque as promessas do Senhor são bem maiores que as calunias da mulher de Potifar. As promessas do Senhor são maiores que sua as desconfianças de Potifar. Pode bater que eu aguento, porque as promessas do Senhor são bem maiores que o desprezo do copeiro do rei.
 Se José fosse hipersensível sua história seria marcada pela insignificância. Ele não teria chagado aonde chegou.

Coração Mole: Pra dizer eu te perdoo, quando seus irmãos achavam que José iria pagar na mesma moeda.
José responde: Não temais, porque, porventura estou no lugar de Deus?
Vós bem intentastes mal contra mim, porém Deus o tornou em bem, para fazer como se vê neste dia para conservares em vida a um povo grande.
Já disse que o coração de José era livre, não havia magoa, raiva ou ódio e muito um desejo de vingança!
José tinha um coração mole para dizer eu vos perdoo vocês são meus irmãos.
 Para alcançar os seus objetivos, promessas e sonhos você precisará ter: Mente Larga, Pele Grossa e coração Mole.


Graça e Paz !
Amém!

Fátima Gonçalves

2 comentários: